voltar
bannernewsracer
Off-Road

Brasileiros vencem rali em Portugal

Cristian Baumgart e Beco Andreotti estrearam o Toyota Hilux com a qual tentarão o tetracampeonato do Sertões vencendo o Baja Capital dos Vinhos de Portugal; equipe X Rally Team completou o pódio com Marcos Baumgart e Kleber Cincea em terceiro


29 Set 2020 383670_948268_img_1858_web_ newsBANNER1

O Brasil fez bonito em Portugal no último final de semana. A dupla brasileira formada por Cristian Baumgart e Beco Andreotti venceu o Baja TT Capital dos Vinhos, prova de rali cross country que serviu para a equipe X Rally Team seguir com sua preparação para o Sertões, que acontece de 31 de outubro a 7 de novembro. O pódio foi quase que totalmente dominado por brasileiros, uma vez que Marcos Baumgart e Kleber Cincea terminaram a prova na terceira posição. A prova marcou o primeiro encontro das duplas brasileiras com o Toyota Hilux IMA preparadas pela belga Overdrive, e modelo com o qual os irmãos Baumgart irão competir no maior rali do país daqui pouco mais de um mês.

“Foi uma prova absurdamente prazerosa, com uma mistura de terrenos muito interessante. Claro que o Toyota tem algumas diferenças em relação à Ranger que temos usado e também construído nos últimos anos, mas a adaptação foi bem tranquila. Viemos para ter aquele primeiro contato com o carro, mas depois das primeiras especiais a competitividade ficou ainda mais clara e então ficamos focados na luta pela vitória”, destacou Cristian Baumgart, tricampeão do Sertões.

383670_948271_r5jg0682_web_

Cristian e Beco venceram duas das quatro especiais do rali, totalizando pouco mais de 400 quilômetros de disputa em dois dias. Depois de largar da 12ª posição, Cristian e Beco fecharam o primeiro dia na liderança depois de vencer a segunda especial. Nas etapas finais, a superação: um furo de pneu na primeira especial do segundo e último dia minou a vantagem da dupla, que era de 30 segundos na ponta. “Caímos de primeiro para quarto, com pouco mais de um minuto de desvantagem. A equipe colocou quatro pneus BFGoodrich novos e nos deu mais potência no motor para buscarmos. Saímos alucinados, tiramos mais de um minuto em relação aos líderes e vencemos a prova. Foi demais”, lembrou Baumgart.

No fim, a vitória veio com uma diferença de apenas dez segundos de vantagem para a dupla segundo colocada, com os portugueses Alejandro Martins e José Marques, que correram com um Mini.

Marcos Baumgart e Kleber Cincea, bicampeões brasileiros de rali cross country, terminaram na terceira posição. “Fiquei surpreso com a qualidade e a competitividade da prova. A mistura de pisos era do jeito que gostamos, mas para fazer uma comparação entre o Toyota e o Ranger que usamos eles são bem parecidos, mas com características diferentes em alta performance; os freios são iguais, e o Toyota pareceu ter mais equilíbrio de chassis, mas o Ranger também se mostra mais resistente em pisos de trial e locais mais travados. Os pneus BFGoodrich se encaixaram perfeitamente com o carro e o nosso estilo, tornando a tocada ainda mais rápida e prazerosa”, analisou Marcos.

383670_948270_r5jg2006_web_
“O balanço foi muito positivo. Agora vamos trabalhar junto da Overdrive na análise mais aprofundada dos dados coletados e extrair o melhor do conjunto, de olho em um acerto ideal para o Sertões. Foi um desempenho muito bom, contra duplas fortes, mas o Sertões é uma história completamente diferente. O trabalho está só começando”, afirmou Beco Andreotti, que também é chefe de equipe da X Rally Team.

Resultado Geral (Top-5):
1. Cristian Baumgart/Beco Andreotti (Toyota Hilux/Overdrive) – 3h26min47s
2. Alejandro Martins/José Marques (Mini John Cooper/JCW) – a 10s
3. Marcos Baumgart/Kleber Cincea (Toyota Hilux/Overdrive) – a 3min47s
4. Miguel Barbosa/Pedro Velosa (Toyota Hilux) – a 6min13s
5. João Ramos/Vitor Jesus (Toyota Hilux) – a 7min44s

383670_948269_r5jg1996_web_

Sobre a X Rally Team:
A equipe X Rally Team nasceu em 1999, criada pelos irmãos Cristian e Marcos Baumgart, movidos pelo desejo de competir no maior rali do país. O desejo foi concretizado com a inscrição de um veículo Troller na edição do Rally dos Sertões daquele ano, na qual terminou em terceiro lugar na categoria.

A profissionalização veio de maneira natural, e logo os irmãos Baumgart começaram a mostrar resultados. Os primeiros títulos começaram a aparecer já em 2002, 2003 e 2004, e em 2006 a equipe foi campeã da classe Protótipos no Rally dos Sertões.

O desejo por evolução e pelo título geral do mais difícil rali brasileiro moveu a equipe em novos desafios, e desde 2014 o X Rally Team alimenta uma parceria de sucesso com a Neil Woolridge Motorsport. A empresa sul-africana atua como construtora dos Ford Ranger V8 4×4 com o qual a equipe brasileira faturou os títulos do Sertões em 2016, 2017 e 2018 (com Cristian Baumgart e Beco Andreotti), e depois de iniciar a construção dos próprios protótipos, venceu também o de 2019.

A X Rally Team atende a diversos clientes nas categorias carros e UTV, possuindo veículos para locação e venda. Um destes carros foi o campeão do Sertões de 2019 – com Lucas Moraes e Kaique Bentivoglio -, e é considerada uma das equipes mais profissionais, organizadas e preparadas do país. O time competiu no Dakar de 2019, no Peru, e terminou a competição entre os dez melhores UTVs com Marcos Baumgart e Kleber Cincea em sexto lugar e Cristian Baumgart/Beco Andreotti em nono.

O time possui duas das duplas mais longevas da história do rali mundial: Cristian e Beco competem juntos desde 2001, enquanto Marcos Baumgart e Kleber Cincea, bicampeões brasileiros de rali cross country, formam parceria desde 2006.

A X Rally Team conta com os patrocínios de Vedacit, BFGoodrich, Motul e Sparco.